Tratamento de aterosclerose

A aterosclerose é o acúmulo de elementos nas paredes internas das artérias. Ela provoca alterações no fluxo sanguíneo e pode evoluir para a obstrução desse fluxo, em qualquer local do corpo. Os pontos de ocorrência mais comum são o coração (e isso pode levar ao infarto) e o cérebro (com possibilidade de ocorrência de acidente vascular cerebral – AVC).

Nas artérias dos membros inferiores, a aterosclerose pode não apresentar sintomas em estágios iniciais. A progressão da doença, no entanto, pode provocar dores durante caminhadas; os casos graves provocam úlceras e feridas que, quando não tratadas devidamente, podem levar à necessidade de amputação.

Médicos angiologistas e cirurgiões vasculares são especializados no estabelecimento de diagnósticos de aterosclerose e buscam instituir medidas terapêuticas para impedir a progressão da doença. Em casos mais avançados podem ser necessários procedimento em salas de hemodinâmica, com implante de stents, ou em centro cirúrgico, com a realização de cirurgia de bypass (ou de “pontes arteriais”).