Tratamento de tromboses

Trombos são elementos constituídos por aglomerações de componentes do sangue. De ocorrência natural no organismo, eles atuam como mecanismos de proteção quando nos ferimos: o aparecimento de trombos protege o organismo de sangramentos significativos.

Em determinadas pessoas, pelas mais diversas causas, os trombos se formam dentro dos vasos sanguíneos e causam uma doença denominada trombose. Eles têm consistência gelatinosa e provocam a oclusão (bloqueio) dos vasos em que se instalam. A trombose ocorre mais frequentemente nas veias de membros inferiores, mas pode ocorrer em qualquer veia ou artéria do corpo.

Casos menores podem passar desapercebidos, sem nenhum sinal ou sintoma. É comum, no entanto, que a trombose provoque dor e edema na região acometida. Em casos mais graves, a trombose pode levar à embolia pulmonar (o trombo se desloca de seu local de origem e alcança os pulmões).

O diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais para a melhoria dos sintomas e para que complicações sejam evitadas. A depender do caso, o tratamento consiste no uso de medicamentos, na internação hospitalar ou ainda na realização de procedimentos endovasculares em salas de hemodinâmica para remoção de trombos e, eventualmente, implante de stents.